7.10.12

SCRAPS DE POVO DE EXU

POVO DE EXU .........sobre elas, é baseado nos meus anos de observação e convívio com a entidade, e obviamente poderá não ser a opinião de outros sacerdotes ou médiuns.

O conceito que formei sobre quem são elas é simples: são seres do mundo astral, guerreiras tanto quanto Exú, que estão bem próximas de nossa esfera humana, algumas já se reencarnaram e outras não. Cresci, convivendo na Umbanda e conhecendo de perto Maria Padilha, 7 Saias, Pomba Gira das Almas. Lembro-me que Maria Padilha tinha uma médium que a incorporava, e havia ganhado de presente de um cliente goiano uma enorme cobra. Quando referido senhor foi entregá-la, vi a entidade pegá-la, enrolar em todo o seu corpo e fazer com que ela bebesse da mesma champanhe que estava bebendo. Todas as vezes que Maria Padilha vinha em terra, bastava abrir o viveiro e o réptil vinha ao encontro dela e ali permanecia em seu colo todo tempo de sua presença no médium. Tive oportunidade durante 8 anos de vê-la bem, assim como as outras que pertenciam a várias médiuns do terreiro, realizarem inúmeros trabalhos: ajudar a vencer obstáculos, a ser feliz no amor, vencer problemas de saúde de desarmonia conjugal, e muitas outras mazelas que as pessoas vinham trazer e buscar auxílio.

A Pomba-Gira se subdivide em uma enorme legião onde cada qual tem seu nome próprio, conforme sua área de atividade. Temos a linha das que pertencem às encruzilhadas como Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas, tendo a linha do cemitério liderada pela Pomba-Gira da Calunga, com sua legião. Temos a linha das ciganas, lideradas pela Pomba-Gira Cigana, a linha ligada aos locais ermos, sendo liderada pela Pomba-Gira, Maria Mulambo, entidade muito perigosa e poderosa nos casos de demanda, pois toda demanda entregue a ela dificilmente deixa de ter bom resultado. Com relação as suas manifestações nos médiuns, normalmente como mulheres, suas legiões podem adotar nomes femininos, como por exemplo: Pomba-Gira Rosa, mas pertencendo a esta ou aquela linha liderada pela chefe correspondente.

Não existem, conhecidos, filhos da entidade Pomba-Gira. Até alguns anos atrás se afirmava que ela não incorporava em filhos homens, mas hoje vemos muitos médiuns masculinos que incorporam alguma delas. É muito comentado que médiuns que as recebem acabam tendo suas vidas sexuais pervertidas, mas pela experiência do que assisti durante anos, essa perversão não existe, o que entra aqui em ação é o caráter do médium, que se aproveita do caráter sensual da entidade para expor seus recalques subconscientes. Não conheci nestes anos todos nenhuma mulher que desencaminhou sua moral por culpa de sua Pomba-Gira, por inúmeras vezes, cheguei a presenciar as Pombas Giras aconselhando suas médiuns no bom caminho e no respeito a seus companheiros. Nunca vi também nenhum homem se transformar sexualmente por culpa das entidades, o que vi ocorrer foram mudanças vir à tona, mas já existentes no caráter do médium.

Uma coisa é muito certa, todo e qualquer problema que colocamos nas mãos de qualquer uma delas tem solução. Sua força é guerreira, sua vibração magnética é carregada de sensualidade e alegria, tanto que sua chegada nos médiuns é sempre alegre, solta e sensual. Exú tem ligação com a força sexual criativa, e a Pomba Gira por sua vez com a circulação dessa energia criativa existente na vida e no Universo. Lamentavelmente sua reputação se tornou péssima devido a erros de incorporação dos próprios médiuns, que por falta de instrução de seus Babalorixas ou por deturpações pessoais as transformaram em seres com fama de depravadas, libidinosas e cruéis.

Suas oferendas são inúmeras, sempre acompanhadas de champanhe, de boa qualidade, bons vinhos, bebidas fortes como o gim ou a pinga. A ela oferecemos charutos e cigarros de boa qualidade, flores vermelhas, sempre em numero impar, farofas de dendê, mel, de licor de anis (uma de suas bebidas preferidas), espelhos, enfeites, jóias, bijuterias de boa qualidade, anéis, batons, perfumes, enfim todo o aparato que toda mulher gosta e preza.

Seus locais para oferenda são variados, conforme expliquei acima, tudo depende de qual delas esta sendo chamada para seus pedidos. Suas cores predominantes são o preto e o vermelho, seus colares também, suas indumentárias as saias rodadas pretas e vermelhas, blusas de brocado e muitos enfeites.
“ESCLARECENDO A MARAVILHOSA E POUCO COMPREENDIDA MARIA FARRAPO”
As Farrapos trabalham junto com as Mulambos e fazem parte da mesma hierarquia, ou seja: falange Maria Mulambo. É comum vermos Maria Farrapo apresentando-se à incorporação nos pontos de Maria Mulambo.
Isso ocorre com frequência e pelos seguinte
s motivos:
– Pertencem a mesma falange
– poucos Terreiros cantam pontos de Maria Farrapo
– Maria Farrapo trabalha mais no Astral que incorporada
– Muitas vezes, incorpora apenas para descarregar o médium
Uma característica marcante das Farrapos é a ironia e a irreverência. Diretas e objetivas, costumam ir direto ao “ponto”, o que pode surpreender médiuns e consulentes.
Ao contrário do que alguns imaginam, são Pombas Giras sérias, competentes, determinadas e fiéis. São as Guardiãs da falange Maria Mulambo responsáveis pelas cobranças cármicas e retorno de demandas, excelentes e precisas em suas execuções.
A compreensão do médium é muito importante para a manifestação da entidade. É preciso entender que a energia de Maria Farrapo é intensa e que ela trabalha situações que envolvem a necessidade de uma roupagem fluídica ,,,,,,,,, Promovem encontros cármicos, estimulam circunstâncias de “provas”, favorecem todos os “ajustes” necessários ao aprendizado e crescimento.
EXU E O GUARDIAO ........Estou em toda parte cuidando e limpando seus caminhos..sabendo de minha existência ou não sempre estou e estarei ao seu lado pois sou seu guardião batizado pelo pai maior e sigo as leis divinas e não as leis da terra...estou pra ajudar...pra proteger...pra cuidar..pra deixar escorregar quando merecer.....lhe estender a mão e o levantar a sim que for chamado pelo socorro...mas com sua fé....estarei
lá pronto sempre pra lhe ajudar...não sou bom nem sou ruim...sou exú...meu trabalho esta na encruza...meu trabalho...no mar....meu trabalho nas matas...na kalunga...esta ao seu lado até voltarmos juntos pra de onde viemos.....somos velhos conhecidos.....o véu se cai no momento do desencarne ai todos vocês entenderam...tudo...aceitaram? nem tudo...depende do que aprenderam...ass: seu guardião.
Ao contrário do que se pensa, os Exus não são os Diabos e espíritos malignos ou imundos que algumas religiões pregam, tampouco são espíritos endurecidos ou obsessores que um grande número de espíritas creem. Os "Diabos" ou Demônios são seres mitológicos, já "desvendados" pela Doutrina Espírita, portanto, não existem. Espíritos trevosos ou obsessores, são espíritos que se encontram desajustados pe
rante à lei. Provocam os mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até mais duras e tristes obsessões. São espíritos que se comprazem na pratica do mal, apenas por sentirem prazer ou por vinganças, calcadas no ódio doentio. Aguardam, enfim, que a Lei os recupere da melhor maneira possível (voluntária ou involuntariamente).
Os Exus são os "mensageiros" dos Orixás aqui na terra. Através deles, os Orixás podem manifestarem-se nas trevas.
Então, para cada chefe de falange, sub-chefe, etc., na Umbanda, temos uma entidade correspondente (ou par) na Kimbanda.
Os Exus, são considerados como "policiais", que agem pela Lei, no sub-mundo do "crime" organizado.
As "equipes" de Exus sempre estão nestas zonas Infernais, mas, não vivem nela. Passam, a maior parte do tempo nela, mas, não fazem parte dela.
Devido a esta característica, os Exus, são confundidos com os Kiumbas.
Videntes os vêem nestes lugares e erroneamente dizem que eles são de lá.
Pomba Gira são as entidades mais polêmicas que conheci em todos os meus anos de estudo e trabalho. Muito se diz sobre estas entidades: que foram mulheres da vida e que ao morrer se transformaram, que são espíritos demoníacos, que pervertem a sexualidade das pessoas, afastam casais, aproximam, enfim, todo tipo de adjetivos tem sido dada a essas grandes guerreiras do mundo astral. O que escrevo aqui

EXU CURADOR

Exu Curador
 
Estava na encruza curiando quando uma banda me chamou Exú no seu reino é reina encruza ele é doutor Exú pega a demanda Exú é curador Em terreiro de quimbanda Exu vem sarava Se Preto-Velho é doutor uma gargalhada soou no além,,,,,,,,
EXÚ CURADOR

Não se trata de uma linha especifica e sim de uma entidade que está sempre a serviço, assim que chamado.
Por volta do século XVII, ele ganhava a vida enganando as pessoas, se passando por boticário, vendendo garrafas falsas, que dizia ser elixir milagroso. Em uma de suas viagens fugiu com uma mulher casada, que o abandonou tempo depois fugindo com outro homem. Ele esqueceu o que tinha feito e retornou a cidadezinha de onde retirou a moça e lá estava o marido traído que esperou o seu retorno para mata-lo. Agora desencarnado ele trabalha como um Exu de cura, que usa ervas medicinais em suas garrafadas, chás e ungüentos para ajudar na cura dos males físico. Essa é a maneira que ele encontrou para se redimir dos seus erros e buscar a evolução espiritual.
Saravá Seu Exú Curador! Laroiê!    A Falange dos Médicos do Astral é uma egrégora composta de cen­tenas de trabalhadores espirituais. Na maioria das vezes, eles foram em suas últimas vidas, médicos, curan­dei­ros, raizeiros, benzedores e reza­dores. Este exército de caridade é clas­­­si­ficado em sete agrupamentos ou Legiões (alguns as chamam de Po­vos).

I - Legião dos Doutores ou Médicos:
Composta por doutores da medi­cina ocidental convencional ou ho­meo­patas : Dr. André Luiz, Dr. Ro­dolfo de Almeida, Dr. João Correia, Dr. José Gregório Hernan­déz, entre outros.

II - Legião dos Médicos Orientais:
Terapeutas orientais, especia­listas em fitoterapia, acupuntura, massagem e nas principais disciplinas médicas tradicionais da Ásia: Ra­ma­tis, Mestre Agastyar, Babaji.

III - Legião dos Curandeiros:
Curandeiros e Xamãs nativos das Américas, África e Oceania : caboclos e pretos velhos, feiticeiros tradicio­nais, alguns exus - como o Exu Curador, Seu Maramael.

IV - Legião dos Rezadores:
Rezadores, benzedores e os prat­i­can­tes da medicina religiosa ou espi­ritual. Aqui encontramos todo os que curavam pela imposição das mãos, fé e oração : Pai João Maria de Agosti­nho, Pai João de Camargo, Vó Nhá Chi­ca, Mestre Philippe de Lyon, Abade Julio.

V - Legião dos Raizeiros :
Praticantes da medicina folclórica e mágica regional. São os mestres jure­meiros brasileiros, os ervateiros ou chamarreiros das Américas e todos os especialistas na flora, fauna e mi­ne­rais curativos: Dom Nicanor Ochoa, Mestre Inácio, Mestre Carlos de Oli­veira, Mestre Rei Heron.

VI - Legião dos Cabalistas e Alquimistas:
Espíritos dos velhos cabalistas e alqui­mistas, conhecedores dos segredos das plantas e cristais : Pai Isaac da Fon­seca (primeiro cabalista brasi­leiro), Nicolau Flamel, Paracel­sus, Pai Jacó.

VII - Legião dos Santos Curadores:
Santos católicos celebrados como médicos, curandeiros ou especialistas na cura de alguma doença : Santa Luzia - olhos, Santa Ágata - seios, São Lazaro - doenças de pele, São Bento - envenenamentos.


retirado do Jus

SALVE TODA CABALA DE EXU : SAMAEL

SALVE TODA CABALA DE EXU : SAMAEL: SAMAEL Na Cabala era um dos sete Anjos que estavam diante do Trono de Deus ( Apocalipse 8:2 ) e são representações dos Poderes Divino...

SALVE TODA CABALA DE EXU : EXU DA MEIA NOITE

SALVE TODA CABALA DE EXU : EXU DA MEIA NOITE: Exú da Meia Noite EM UMA DE SUAS ENCARNAÇOES NA TERRA O Exu da Meia noite que conhecemos foi um negro descendente de escravos, ...